Como escolher um advogado para a minha empresa?

Empreender no Brasil é uma tarefa que exige grandes esforços e quem decide abrir seu próprio negócio precisa enfrentar uma enorme burocracia para que a empresa esteja plenamente legalizada e apta para funcionamento. Além disso, manter a empresa funcionando exige atenção e alguns cuidados como, por exemplo, selecionar bem os parceiros de trabalho e prestadores de serviço. Ainda assim, grande parte das empresas nacionais passa por grandes problemas, principalmente as micro, pequenas e médias empresas, seja pelo endividamento ou pela excessiva carga tributária. Portanto, escolher um advogado empresarial é algo que deve ser bem pensado, pois ele será responsável por toda sua empresa.

5 dicas de como escolher um advogado empresarial:

Confiança

Confiar é o primeiro passo. Converse pessoalmente com o advogado empresarial de sua preferência, observe se ele lhe passa segurança ao falar em relação ao assunto tratado. Busque boas referências, se possível a indicação de conhecidos. Durante o processo ninguém estará tão a par de tudo quanto o advogado.

Experiência

Contrate um advogado com experiência em empresas. Analise o histórico do advogado empresarial e sempre procure saber se o mesmo já atuou em casos semelhantes ao seu e quais foram os resultados. Caso seja necessário, pergunte diretamente aos clientes do advogado se o serviço realmente foi satisfatório.

Transparência

Um bom advogado nunca promete vitória, ele deve apontar as chances, mas jamais dá algum tipo de garantia. Analise a transparência com a qual ele fala em relação aos seus serviços.

Juridiquês

Desconfie dos advogados empresariais que tentam causar impressão com jargões jurídicos. Peça informações claras, respostas objetivas e uma estimativa realista de duração da causa.

Negociação

Advogados cobram honorários de diversas formas, discuta qual é o melhor modelo para sua empresa e quais podem ser as formas de pagamento até que entrem em um consenso. Apenas contrate o advogado empresarial se estiver dentro do seu orçamento. Faça o contrato por escrito e registre em cartório. Essa é a melhor maneira de evitar futuras dores de cabeça.

 

Posts Recomendados